O envelhecimento é um processo natural dos seres vivos e deve ser aceito de maneira pacífica. Todos nós vamos envelhecer algum dia e é importante nos prepararmos para aproveitar a terceira idade com saúde e felicidade.
Por isso, uma das perguntas mais frequentes acaba sendo: quando procurar um geriatra?
Ou até mesmo: quando meus pais devem começar a ir nessa especialidade?
Se você já se perguntou isso, fique tranquilo, você não foi o único. Essa dúvida é mais comum do que imaginamos e pode ser respondida de diferentes formas, de acordo com a preocupação de cada um.
Mas, primeiro, você sabe qual o papel do geriatra?
O que o geriatra faz?
A geriatria nada mais é que a especialidade que cuida do envelhecimento do ser humano. Portanto, o papel do geriatra é acompanhar a saúde de uma pessoa, principalmente de um idoso, conforme o passar dos anos.
É este médico que acompanha o processo de envelhecimento do paciente e garante que ele tenha saúde, bem-estar e disposição, de acordo com as suas próprias limitações.
Além disso, o geriatra não substitui a necessidade de outras especialidades, como cardiologia, urologia, endocrinologia e outras. Inclusive, seu papel é trabalhar em conjunto com as demais especialidades, o que garante a saúde que o idoso deve ter durante o envelhecimento.
Qual a melhor idade para procurar um geriatra?
Se levarmos em consideração que o indivíduo é considerado idoso após os 60, essa idade é a ideal. Mas para quem deseja se preparar melhor para a terceira idade ou tem algumas preocupações em relação ao envelhecimento, a partir dos 40 anos já é possível consultar o geriatra.
Isso porque os cuidados na terceira idade ou para ela nunca são demais. É comum que o envelhecimento traga algumas limitações, mas é totalmente possível viver bem e saudável com o passar dos anos, ainda mais com a expectativa de vida subindo anualmente no Brasil e em todo o mundo.
Quais cuidados na terceira idade são oferecidos pelo geriatra?
A geriatria trabalha diariamente nos cuidados na terceira idade, garantindo a saúde do idoso. Mas quais cuidados e no que o geriatra pode atuar diretamente? Conheça alguns abaixo!
Prevenção de doenças
Como não poderia deixar de ser, a geriatria trabalha também para prevenir diferentes doenças, cuidando da saúde dos idosos de maneira completa, o que traz a boa qualidade de vida e bem-estar conforme o processo de envelhecimento.
Algumas das doenças prevenidas são:
- Cânceres;
- Osteoporose;
- Diabetes;
- Entre outras.
Combater e evitar a polifarmácia
A polifarmácia nada mais é do que o uso em excesso de medicamentos, o que pode acarretar em diferentes problemas de saúde para o idoso, a curto e longo prazo. Garantir o uso consciente de remédios é fundamental, visto que, com a idade, é comum que os idosos usem mais medicamentos.
Além disso, o próprio profissional é capaz de fazer a desprescrição de remédios, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Contribuir para a melhor alimentação
A geriatria é a especialidade que entende melhor a vida e o organismo dos idosos e, por isso, consultar o profissional regularmente pode contribuir e muito para a saúde.
Na alimentação não poderia ser diferente. Com o corpo absorvendo alimentos de forma diferente, é fundamental ter um profissional especializado que entenda as demandas do organismo conforme o processo de envelhecimento.
Isso evita o desenvolvimento de diferentes doenças e contribui para o bem-estar geral dos idosos.
Mas esses são apenas alguns dos inúmeros cuidados que a geriatria oferece no dia a dia do paciente.
Os cuidados na terceira idade não podem parar
Contar com um atendimento especializado e voltado para a terceira idade é, sem dúvidas, indispensável para o envelhecimento. Visitar o médico regularmente e ter uma vida saudável e ativa contribuem para que a terceira idade seja, de fato, a melhor.
Fonte: Goldies.