Aproveitar os anos com saúde e qualidade de vida é a meta de todos nós e também é o que queremos para os nossos seniores. Para isso, é importante tomar alguns cuidados especiais e necessários na rotina dos maduros, a fim de proporcionar o melhor bem-estar para esse público.
Com o avanço da idade, outras necessidades e responsabilidades são fundamentais. Isso porque os maduros podem acabar lidando com certos tipos de limitações, como as motoras, que são as mais comuns para essa idade, demandando, portanto, de auxílio.
Mas não é só aí que nossos seniores podem precisar de ajuda e, por isso, realizar um planejamento é indispensável.
Por mais independente que o maduro seja, é importante que um cuidador familiar ou profissional se atente e busque priorizar a sua rotina, contribuindo em tarefas de alimentação, como fazer as compras e preparar o alimento, cuidar de finanças, se necessário, entre outras.
Isso não diminui a independência ou liberdade dos seniores, ao contrário: busca contribuir para que sua vida seja mais livre e independente possível, garantindo bem-estar e qualidade de vida, que são tão importantes no dia a dia.
Além disso, é importante que o cuidador familiar ou profissional fique atento a outras questões e situações na vida dos maduros.
E é nesse cenário que o planejamento se encaixa. Com um plano eficiente, é possível que essa ajuda se dê de forma completa e seja, de fato, uma grande aliada no dia a dia dos seniores. Confira abaixo algumas áreas que podemos atuar e ajudar diretamente os nossos seniores realizando um bom planejamento.
Visitas regulares ao médico
Visitar o geriatra pode ser um transtorno, por diversos motivos, e nenhum de nós gosta, de fato, de visitar o profissional regularmente. Mas a ida ao médico é importante e, por isso, acompanhar os maduros nas consultas pode ser uma boa ideia.
Isso garante que os maduros estejam visitando o médico regularmente, a fim de oferecer os melhores cuidados para a saúde dos seniores.
Segurança no ambiente
Dependendo da necessidade de cada um, é importante adaptar o ambiente. Evitar tapetes, colocar guarda-corpos em varandas e escadas, corrimãos, entre outros cuidados, podem ser fundamentais para a segurança diária dos seniores, evitando muitos acidentes.
Tomar a medicação
Às vezes os maduros precisam tomar muitos remédios e é bastante normal que esqueçam ou se confundam. Por isso, os cuidadores podem, também, ajudar nessa etapa, garantindo que a medicação esteja em dia e adequada.
Cuidar da dieta e atividades físicas
Ter uma dieta balanceada e realizar exercícios físicos é importante para nós e se torna indispensável para os maduros. Por isso, é fundamental que eles se alimentem bem e pratiquem atividades que contribuam para o fortalecimento do corpo.
Natação, caminhada, musculação leve, pilates, entre outras atividades são altamente recomendadas para quem tem mais de 60 anos, a fim de mover o corpo e ajudar no fortalecimento de diferentes áreas.
Já a alimentação, é importante para aumentar a imunidade e oferecer todos os nutrientes e vitaminas necessários ao corpo humano, trabalhando de forma conjunta com as atividades físicas.
Cuidados afetivos
É indispensável que os nossos seniores tenham um bom círculo afetivo, saiam, socializem, façam amizades e tenham contato com outras pessoas. Isso ajuda na saúde mental e, consequentemente, no bem-estar geral da sua vida.
Mas esses são só alguns dos cuidados especiais que os maduros podem precisar nessa etapa da sua vida. É importante que a gente acompanhe sua rotina, ajude, se necessário, mas acima de tudo, contribua para que eles se sintam livres e independentes.
A chegada dos 60 não significa a perda da liberdade, inúmeras limitações ou necessidades especiais. É nesse momento que podem fazer o que gostam e colocar em prática o que sempre quiseram fazer.
Planejamento como aliado nos cuidados especiais
Realizar um planejamento que seja efetivo e assertivo pode não ser uma tarefa fácil para os cuidadores. Por isso, é importante que busquem por metodologias que facilitem e contribuam diretamente com as formas de cuidados para os maduros.
O app da Goldies, por exemplo, será um grande aliado para os cuidados especiais. Com uma interface simples e intuitiva, será possível ajudar efetivamente os seniores em sua rotina, garantindo a sua melhor qualidade de vida.
Fique atento: logo o aplicativo estará no ar e você poderá baixá-lo no seu smartphone.
Nunca foi tão fácil ajudar na gestão de saúde dos seniores como será com o nosso app!
Fonte: Goldies.