Que a família tem uma importância fundamental para que todos nós cresçamos com uma base forte já não é surpresa para ninguém. Porém, pouco se fala sobre a importância que a família tem na rotina dos nossos seniores.
Na prática, essa importância pode se dar de diferentes maneiras. Com o envelhecimento, é bastante comum que os seniores precisem de maior ajuda por conta de suas necessidades, o que demanda mobilização por parte de nós, filhos, sobrinhos ou parentes próximos deles.
Mas, para além das fragilidades físicas, a família também se faz necessária em aspectos emocionais e psicológicos. As transformações após os 60 anos podem impactar a vida de diferentes maneiras e ter o apoio necessário para isso é fundamental.
Esse apoio deve vir, primeiro, da base. Quem antes deu todo o suporte para que conseguíssemos crescer, precisará de apoio para viver os anos seguintes com bem-estar e qualidade de vida.
Isso também diz respeito a mudar a visão que alguns de nós possam ter sobre o envelhecimento. Pode não ser fácil encarar a evolução dos anos com cabeça erguida, mas é possível deixar preconceitos para trás quando se tem o apoio familiar necessário.
Envelhecer não é sinônimo de desacelerar, mas sim adaptar a rotina para as necessidades daquele momento.
E a família é parte fundamental nesse processo.
Com o apoio familiar adequado, os seniores se sentem melhor, mais felizes e sabem que podem contar com os parentes quando precisarem. Isso, além de tudo, evita estresses desnecessários e que poderiam ser resolvidos em conversas.
Os familiares podem incentivar os seniores em uma série de quesitos diariamente. Confira abaixo algumas das formas mais comuns.
Visitar regularmente o médico
Ir ao médico pode ser uma tarefa bastante desgastante até mesmo para os mais jovens. Porém, principalmente acima dos 60, passar por um especialista, como o geriatra, é fundamental para garantir a saúde dos maduros, a fim de garantir uma vida saudável.
Por isso, é importante que a família estimule a visita regular ao profissional.
A prática de exercícios físicos
Realizar exercícios físicos é muito bom para a saúde dos nossos seniores. Isso porque as atividades conseguem estimular os músculos e, assim, ajudam a combater dores e outros problemas. Mas é fundamental visitar um médico para entender as limitações e garantir a escolha da atividade física mais adequada para cada um.
Nessa etapa, a família pode não apenas estimular, mas também realizar os exercícios físicos com os maduros.
Socialização com outras pessoas
A socialização é fundamental para qualquer um de nós. E após os 60 não poderia ser diferente. Incentivar que os seniores socializem com seus amigos e até que saiam para encontrar pessoas da própria família ou colegas é também muito importante para a saúde deles.
Realização de passatempos
Os passatempos, ou hobbies, são fundamentais. Jogos de lógica, passeios ao ar livre, leitura, estímulos mentais e outros também contribuem diretamente para a saúde dos maduros. Por isso, incentive-os a realizar tarefas que sejam do seu agrado.
A terceira idade é sinônimo de liberdade e realizações. Ter a família nesse momento é indispensável para que os seniores tenham uma base e apoio, caso precisem, mas também é importante para nós, para que possamos retribuir tudo o que já fizeram, e continuam fazendo, por nós.
Fonte: Goldes.